quarta-feira, 8 de maio de 2013

Hidratar, hidratar, hidratar... uma breve história...

Olá meninas!
 
       Nunca achei que o meu cabelo fosse ser enrolado, pois a família inteira tem cabelos lisos. Então já viu, né ?! Quando era criança ele era relativamente liso e loiro, mas à medida em que os hormônios foram se apossando do meu corpo, os cabelos foram possuídos por uma forma bruta de cachos. Mas não eram cachos lindos como os de Patrícia Pilar. Nãããoo, longe disso. Eram cachos muito fechados e crespos.
 
     Comecei a fazer a famosa touca. Aquela em que você vira o cabelo todo para um lado da cabeça e coloca um monte de grampos, depois virando de lado. Quando chovia (e em São Paulo sempre chove): o cabelo virava o "personal guarda chuva". Era de doer.... nem enrolado e nem liso.... uma moita de filme de faroest presa em cima da cabeça.
 
    Uma abençoada prima minha teve a luz de me dizer: "Porque você não usa os cachos ?". E eu,  cega e sem vida (porque a menina era linda e perfeita e perto dela eu sempre me sentia um verdadeiro espantalho)  perguntei: "Como eu poderia fazer isso ?". E ela deu a dica: "Ah, depois de lavar, passe 1 litro de Neutrox". Claro que fiz o que ela falou, pois a menina era uma exemplo de Deusa vinda para acudir as pobres mortais.
 
    Deu certo!!! Daí pra frente, assumi os cachos e, quando eles estavam muuiiitttoooo rebeldes, eu simplesmente prendia num rabo de cavalo e pronto. Presos em nome da lei!!
 
    Agora, já com 40 anos, aprendi a conviver com eles. Mas para não me prolongar muito, além de anelado, há mais ou menos 4 anos resolvi descolorir para o loiro e isso me causou alguns problemas. Antes o cabelo estava bem estruturado, com cachos definidos e aparência saudável. Com a descoloração, começou a ficar "esfarinhado" e com aparência de desnutrido. Para não abandonar o loiro resolvi aumentar a hidratação.
   
   Bem, mas entre 2009 e 2012 muita água rolou. Na época de 2009 eu fazia um lance no cabelo que o deixava muito hidratado e natural. A cabeleireira daquela época dizia que era escova "evolutiva" e que não acabava com os cachos porque não tinha formol e sim um composto de óleos e queratina. Na época não peguei o nome do produto. Me arrependo até hoje...snifff.... E foi o produto que mais se deu bem com meu cabelo... snifff....
 
   Em 2011 eu usei um produto que tinha um pouco de formol. Afinou muito o cabelo e, quando a raiz crescia, parecia um capacete (como na foto de Dez/2012). Não deixei transparecer na foto, claro, mas a raiz estava mais grossa do que as pontas e o formato estava muito estranho. Fiz também cauterização na raiz, mas é a mesma coisa praticamente, quando começa a crescer dá uma grande diferença entre raiz e pontas. Então, resolvi abandonar tudo isso, deixar crescer para o produto ir saindo e fazer apenas boas hidatações, nutrições e restaurações.
 
  No começo desse ano o meu cabelo estava tão desidratado que pensei em cortar bem curto. Aí, uma outra pessoa abençoada disse para fazer o Cronograma Capilar. Fui na internet para pesquisar e encontrei um achado: o blog da "Burguesinha Suburbana". Lá ela descreve direitinho como funciona o cronograma, com detalhes de produtos e fórmulas. Adorei! E foi nele que me inspirei para escrever este aqui. Porém o foco aqui está nos cabelos como os meus....anelados, crespos, cacheados... o nome que for...
 
  Por isso, minhas caras leitoras, estou iniciando este blog com detalhes sobre o que uso em termos de coloração e hidratação. Espero que o que sirva para mim possa servir para vocês também.
 
E espero que gostem!
Bjs,
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário